segunda-feira, 26 de março de 2012

Biografia: Coco Chanel


Hoje lembrei-me de escrever uma biografia...alguns dados interessantes sobre a vida de alguém que conhecemos e ouvimos falar imensas vezes, mas que nunca nos lembramos de saber algo mais. E quem melhor do que Coco Chanel para se falar neste blog? 

Pois é, a rainha da moda que deu um importante contributo para a libertação da mulher no que respeita à roupa e acessórios, criando as primeiras calças femininas



Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em 1883, em Saumur (França) e foi criada, desde muito pequena num colégio de freiras devido à morte precoce de sua mãe. 

O seu interesse pela costura começou quando, pela primeira vez, trabalhou nessa área, numa loja de enxovais, depois de procurar emprego como bailarina e actriz. Conhece , em Paris, Etienne Balsan, um homem rico, criador de cavalos com quem chegou a viver. No entanto este romance não durou muito tempo, uma vez que ela achava que ele só estava atraído pelo seu bonito corpo e não a amava. 

O homem mais importante da sua vida foi aquele que impulsionou o seu talento no mundo da moda, Arthur Capel, um milionário inglês. Este ajudou-a a abrir a sua primeira loja da marca Chanel, que só vendia chapéus feitos por Coco. 

Por falar em COCO, este nome surge quando Grabielle canta a música " Qui qu'a vu Coco?" numa saída nocturna: 
http://www.youtube.com/watch?v=Jy0-Wvlrs00
 Aqui está ela.
Com esta primeira loja, Coco começa a frequentar o mundo VIP de Paris, fazendo parcerias com revistas famosas. 
Quando o seu amado morre, ela decide abrir a sua primeira loja de roupa (embora também continuasse a vender chapéus). Cria as primeiras roupas desportivas de mulher e inaugura a moda das riscas à marujo. É também depois deste desgosto que Coco cria o básico vestido preto, ainda hoje muito actual.

Mais tarde desenvolve uma marca de perfume, o Chanel nº5. Foi um êxito enorme que, segundo a estilista, derivou de o nº5 ser o seu número da sorte. De facto, o Chanel nº17 não teve o mesmo sucesso...

Passou grandes dificuldades económicas quando se envolve com um militar alemão e fecha a sua loja durante a II Guerra Mundial graças à falta de clientes devido a esse romance. Reabre em '54 e ainda sem clientes sente necessidade em exportar a sua roupa para os E.U.A. onde ganha a admiração da mulher de John Kennedy. Assim, começa a frequentar as altas revistas americanas onde apresentou a sua principal criação ainda onde conhecida e sempre actual: o Fato Chanel (Tailleurs), composto por saia, casaco e sapatos.

Morreu em 1971 no Hotel Ritz Paris, onde viveu os últimos anos da sua vida. 








Para terminar, deixo-vos como sugestão o filme Coco Avant Chanel, que conta fielmente a vida da estilista Coco Chanel. Deixo-vos ainda o trailler e algumas imagens. 

                                              





Beijinhos**

Sofia :)



Sem comentários:

Enviar um comentário