sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Filme : "MARIE ANTOINETTE", Sofia Coppola


Hoje vou falar-vos de cinema. Em particular sobre um filme que adoro e que já vi 7 vezes. Sim, 7 vezes! (e conto ver mais 7!)
Para começar, o filme é uma biografia intima da minha rainha favorita, Maria Antonieta (1755-1793) e uma das maiores lendas femininas. É um filme brilhantemente escrito e realizado por Sofia Coppola (ver filmes Lost in Translation e The Virgin Suicides), que para mim não fica nada atrás do seu pai, Francis Coppola. Outra razão para eu adorar este filme é a protagonista, Kirsten Dunst, excelente escolha para interpretar a rainha (até são parecidas!). Por fim, o cenário, o guarda-roupa e  a banda sonora. *-*
Para quem não conhece a corte francesa na Época Moderna, em particular entre Luís XIV e XVI, convém contextualizar-se um pouco, pois o filme dá saltos no tempo quer na vida da rainha quer no processo que resultou na Revolução Francesa (1789). Por exemplo, durante o romance de Maria Antonieta com Axel Von Fersen, estes estiveram juntos e separados mais de quatro vezes, mas no filme parece que estiveram juntos e que ele a deixou de uma única vez...o que não é de todo verdade, pois ele tentou ajudar a rainha a fugir até à hora da sua morte na guilhotina. A meu ver, outro erro presente no filme é o facto deste acabar quando a rainha saí de Versailles, visto que já que o filme é um retrato emocional da rainha, acho que deviam dar ainda mais valor à sua vida depois da revolução, pois mostra de uma forma mais explicita o carácter de Antonieta. Além disso, quem não souber "ao pormenor" toda a sua biografia, não percebe certas passagens.
A quem se interessar pelo filme e pela personalidade em questão, aconselho os seguintes livros e fazem perceber MUITO MELHOR o filme. Sugiro: 

Para mim este é o melhor, cada afirmação sobre Maria Antonieta apresenta uma prova da sua realidade através de cartas, testemunhos, memórias...Além disto não é romanceado, pelo contrário, é bastante realista. Mostra ainda vário pormenores que não são relatados no filme. Vi-o ainda estes dias na FNAC por 10 euros.










                          
 Sugiro ainda o "Maria Antonieta - A Viagem", um pouco mais romanceado, razão pela qual foi escolhido para inspirar o filme. Neste momento é um livro que só encontrei à venda na internet.            


Tenham em atenção que tanto os livros como o filme falam apenas do retrato pessoal da rainha e não político. Isso é "outra História", que na minha opinião foram as consequências do ódio à "Austríaca", como chamavam a Antonieta, e o seu entusiasmo e falta de noção pela vida rica e ostensiva que lhe proporcionaram. (A propósito: a frase "Qu'ils mangent de la brioche!" não é verdade e não foi dita pela rainha.) 




Podia estar aqui mais umas horas a falar de toda a vida da rainha Maria Antonieta, mas acho que o filme e os livros o fazem muito melhor.
Deixo-vos apenas algumas imagens do filme, o link do trailler e os links de algumas músicas da banda sonora que são FANTÁSTICAS!





A Rainha com 14 anos.









O Palácio de Versailles.





No Filme, as suas duas melhores amigas: a morena Princesa de Lambelle e a ruiva Duquesa de Polignac. A primeira era a sua mais fiel amiga, que para não estar longe da rainha na hora de maior angústia foi guilhotinada. A segunda, Polignac aproveitou-se dos privilégios que Antonieta lhe concedeu enquando delphine, mas quando perdeu o seu poder Polignac fugiu e nunca mais voltou a visitar a rainha.

O momento que representa o primeiro contacto da rainha com o sueco Axel von Fersen, o seu único amante e amor, num baile de máscaras na Ópera de Paris.































Banda Sonora: 



Espero que tenham gostado.

Um beijinho,
SOFIA** 












2 comentários: